Um dos maiores problemas dos empresários brasileiros (e alvo das reclamações destes) é ter uma equipe despreparada e desqualificada, espantando o cliente que, a muito custo, foi conquistado. Reclamação realmente muito pertinente. Mas vamos analisar de outra forma: quanto por cento de seu faturamento do último ano foi investido na melhoria e na qualificação da sua equipe interna?
A média brasileira é de 0% de investimento anual. Apenas uma em cada 390 empresas brasileiras investe na capacitação e no treinamento de suas equipes para melhor atender o cliente e às necessidades das empresas.
Você sabe como os empresários treinam um vendedor, por exemplo?
Contratam uma pessoa, apresentam para o vendedor mais qualificado (ou outro qualquer) e pedem para novato acompanhar as vendas deste por um período (1 ou 2 dias, pois tem que dar resultado), e, em seguida, já colocam o novo vendedor para vender. Será que esse é um treinamento correto? Depois o contratante reclama que o funcionário não é qualificado, pois não conseguiu “aprender” como se vende na empresa. Essa é a forma mais comum de treinamento: aprender com os outros mais antigos, onde manias, vícios, paradigmas e erros são ensinados.
Com isso, percebemos que o problema não está na equipe e sim na forma de liderá-la. O gestor precisa perceber as reais necessidades de suas equipes e procurar o melhor treinamento possível, preparar essas pessoas para suas funções de forma organizada e, principalmente, ao contratar, perceber quem realmente está disposto a ter ensinamentos e evoluir na profissão.
O IDEBRASIL, nos últimos anos, já capacitou mais de 28.000 gestores do Brasil todo e mostrou ferramentas simples e práticas, que podem realmente auxiliar na preparação de uma equipe, para que os melhores resultados apareçam imediatamente.
A grande dica que damos é ter um organograma na empresa, onde todos sabem seus cargos e seus deveres; ter um fluxograma mostrando cada passo a ser dado, onde todos saberão como se posicionar em cada situação e ter normas e procedimentos, para que todos da equipe tenham um comportamento padrão, desde os mais antigos até os novatos – e todos eles ajam do mesmo jeito, mesmo entrando e saindo pessoas da empresa.
Mas, para que isso realmente funcione, temos que ter uma liderança eficaz, que passe confiança a todos, siga as normas e os procedimentos à risca, pois “A PALAVRA CONVENCE, MAS O EXEMPLO ARRASTA”.
E você é um bom líder?
Caso a reflexão sobre essa questão gere incômodo, sugiro procurar melhoria urgente. Nós temos a certeza que podemos contribuir com soluções simples, práticas e que trazem resultados imediatamente.
Leonardo Navarro é empresário, graduado em Administração de Empresas; Especialização em Gestão de Micro e Pequenas Empresas, Sócio Diretor do IDEBRASIL (Unidade Belo Horizonte/MG); Facilitador do CDE - Curso de Desenvolvimento Empresarial; Consultor; Coordenador de Projetos e Gerenciamentos; Palestrante e pesquisador.