Você já parou para mensurar o investimento financeiro e o tempo necessário para conquistar um cliente? Essa ação, com certeza, é necessária, mas é apenas o primeiro passo da sua empresa com o consumidor. Tenha sempre em mente que fidelizar o cliente é muito mais barato que conquistar novos.
Se você quiser valorizar esse investimento inicial precisa prosseguir para fidelização do cliente. Estratégias a parte, o modo mais garantido é deixá-los satisfeitos com os produtos e serviços ou, até mesmo, superar expectativas.
Mais uma vez, os clientes fiéis geram economia para a sua empresa. Prestar um atendimento de qualidade é mais barato que o processo de prospecção de novos. Além de as pessoas fiéis ao seu negócio serem um complemento do marketing.
O grande diferencial do boca a boca é: vem sempre com uma carga de confiança. A sua empresa não teria isso sozinha. A indicação acontece entre pessoas conhecidas e em um ambiente mais receptivo.
Agora você sabe que a satisfação de clientes gera economia para a sua empresa. Ela ainda fortalece a reputação da sua marca, aumenta e facilita a sua prospecção de novos clientes. Mas, como fazer isso acontecer? Não é mágica! Listamos algumas dicas breves e efetivas para que você possa investir certo no relacionamento com o cliente.
Conhecer bem os clientes e como eles se sentem em relação à sua empresa é sempre o primeiro passo para qualificar a relação.
Uma vez que você tenha identificado possíveis problemas no relacionamento entre a sua empresa e os clientes, solucione! Mas não pare por aí. Aproveite suas pesquisas para entender melhor quem é o consumidor do seu negócio e direcionar melhor suas ações para ele.
Para fidelizar os clientes de fato, é preciso cultivar a relação mesmo após a concretização da venda. As redes sociais e informativos são uma ótima opção para isso!
A satisfação de clientes mantém uma relação muito estreita com o quanto a empresa é capaz de responder com honestidade e velocidade às demandas do consumidor. Então, adapte-se ao ritmo!
Encantar os clientes faz parte do processo de fidelização e satisfação. Aproveite as informações das pesquisas e crie possibilidades de antecipá-los em suas demandas.
Essas dicas te ajudaram? Você acha que existem outras ações que auxiliam na satisfação de clientes? E para fidelizá-los? Compartilhe suas opiniões com outros leitores nos comentários!
Leonardo Navarro
Leonardo Navarro é empresário, graduado em Administração de Empresas; Especialização em Gestão de Micro e Pequenas Empresas, Sócio Diretor do IDEBRASIL (Unidade Belo Horizonte/MG); Facilitador do CDE - Curso de Desenvolvimento Empresarial; Consultor; Coordenador de Projetos e Gerenciamentos; Palestrante e pesquisador.